sábado, 15 de maio de 2010

Como liberar o espaço já alocado pelo HD no VirtualBox

O VirtualBox é uma ótima opção para virtualização, quem ainda não conhece, vale a pena testar.

Hoje eu dei uma limpeza geral nas minhas máquinas virtuais ( veja o post anterior), inclusive dentro delas, isto é, apaguei vários dados dos HDs virtuais.

Só que, o espaço uma vez alocado pelo HD virtual não é desalocado quando o
HD diminui. Isto é, digamos que você tinha um HD com 10Gb e 5GB ocupados. Se o HD chegar a ter 7GB o arquivo .vdi ( do HD virtual) vai crescer de 5GB para 7GB. Se você apagar alguma coisa e voltar a ter digamos 4GB, o arquivo .vdi continuará com 7GB! Isso é feito para se evitar fragmentação.

Se você quiser voltar o arquivo para 4GB é necessário fazer o seguinte:

  1. Colocar "zeros" em todos os blocos não utilizados no seu sistema de arquivos. Isso pode ser feito no Windows com o CCleaner marcando a última opção chamada "Apagar espaço livre", que apaga o espaço livre da MFT. No linux, pode-se utilizar o zerofree ( sudo aptitude install zerofree)
  2. No seu sistema hospedeiro utilize o VBoxManage para compactar o espaço vazio.


    cd ~/.VirtualBox/Machines
    VBoxManage modifyhd Windows7.vdi --compact
Não faça isso com frequência, pois irá diminuir a performance da máquina. Também, um "defrag" na máquina virtual antes do procedimento é interessante.

Veja também o post do Paulo Cotta sobre o mesmo assunto, está bem mais completo:
http://cottapaulo.wordpress.com/2010/02/07/otimizando-e-compactando-sua-maquina-virtual-virtualbox-no-ubuntu/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nota Importante

O conteúdo deste blog foi desenvolvido por mim e não foi copiado de outros locais, embora alguns poucos tópicos tenham sínteses e adaptações de outras fontes, que neste caso, serão referenciadas para se dar o devido crédito.
A reprodução é permitida desde que citada a fonte e para fins não comerciais. É proibido o uso para fins comercias sem a expressa autorização do autor.
Embora o conteúdo aqui apresentado seja testado pelo autor e/ou passado por sua aprovação, não é oferecida nenhuma garantia de que tudo funcionará corretamente ou não irá danificar os sistemas envolvidos, pois o sucesso dependerá do ambiente e/ou conhecimento do leitor.
Ao utilizar este blog, para qualquer fim, o leitor concorda com estes termos e isenta o autor de qualquer responsabilidade, ficando o uso do conhecimento aqui apresentado por sua conta e risco.
Caso discorde destes termos, gentileza fechar esta página imediatamente.

Copyright Jonathan Araújo 2010